Vantagens para empresas que investem em sustentabilidade

Reparou como o mundo tem falado cada vez mais em consciência ambiental e social? De olho nisso, os negócios que pretendem realmente se destacar precisam adotar um conjunto de medidas que os tornem referência em práticas sustentáveis.

Mas você saberia dizer quais são os benefícios da adoção de ações de sustentabilidade praticadas no meio corporativo?

Atualmente, os consumidores querem ter a sensação de que as empresas não pensam apenas em seu próprio crescimento, mas que igualmente buscam atividades que elevem a qualidade de vida dos trabalhadores.

Os benefícios, é claro, também se estendem aos consumidores e a outras pessoas envolvidas na produção e no desenvolvimento de seus produtos e/ou serviços.

O conceito de sustentabilidade empresarial vai além das questões ambientais.

Além de respeitar a preservação do meio ambiente e incentivar seus funcionários a fazerem o mesmo, um negócio sustentável é aquele que também pensa em um sistema de gestão que alie a lucratividade com o bem-estar dos colaboradores e dos consumidores e, claro, com o uso consciente do recursos naturais.

Portanto, é necessário desenvolver uma consciência tanto ambiental quanto social.

E acredite: quem investe nesse novo modelo costuma colher bons frutos dentro de um tempo não muito longo.

Para você começar com o pé direito, listamos a seguir 6 vantagens de adotar a sustentabilidade nas empresas. Acompanhe!

Publicidade positiva

Os consumidores estão cada vez mais críticos e atentos aos processos produtivos das empresas.

Prova disso é a frequência com que nos depararmos com listas de marcas que não testam produtos em animais e não estão envolvidas em escândalos de trabalho escravo.

Também se destacam positivamente as organizações que têm alguma parceria ou projeto próprio a favor da diminuição do impacto ambiental.

Engajamento dos colaboradores

Ao pensar em quais são os benefícios da adoção de ações de sustentabilidade no seu negócio, lembre-se de quem o mantém em movimento: os colaboradores.

Eles precisam sentir que seu trabalho faz parte de algo maior, saber que suas atividades cotidianas estão interligadas a profundas transformações na sociedade.

Com isso, o engajamento dos colaboradores com o trabalho tende a melhorar — e muito!

Ao sentir orgulho daquilo que produz, o profissional se sente muito mais motivado para ir trabalhar.

Por mais que o cliente final seja importante, incentivar o público interno é tão fundamental quanto o externo.

Então, não se esqueça de promover ações para melhorar o clima organizacional e estimular a construção e manutenção de relacionamentos saudáveis dentro das equipes da empresa.

Economia

Muitos gestores ainda conservam a ideia de que ser sustentável é obrigatoriamente mais caro. Mas essa não é uma verdade absoluta, ok?

Pode ser que a compra de xícaras e copos duráveis não saia tão barata quanto a de copos descartáveis no curto prazo.

Contudo, mais à frente, os números se invertem.

Afinal, investir em práticas sustentáveis faz com que a cultura organizacional também seja alterada, motivando os funcionários a desperdiçarem menos.

Além desse tipo mais óbvio de economia, também vale a pena se informar a respeito dos benefícios fiscais que o governo tem oferecido para as empresas que adotam práticas sustentáveis — tanto ambientais quanto sociais.

No fim, o conjunto da obra garante a tão almejada sustentabilidade financeira.

Retorno para a sociedade

A existência da sociedade está condicionada à manutenção do meio no qual ela está inserida.

Em outras palavras, a preservação ambiental se reflete, por consequência, na conservação de várias espécies, incluindo a humana.

Além disso, nossa qualidade de vida também depende do estado do ambiente em que vivemos.

 

Ganho de vantagem competitiva

A preocupação das pessoas com o meio ambiente que as cercam é cada vez mais crescente.

Entre outras coisas, isso significa que, de mero público-alvo, as pessoas passaram a tomar como alvo as empresas que desprezam as práticas sustentáveis.

Atualmente, consumidores e clientes podem atuar tanto como aliados quanto inimigos das marcas.

As empresas que percebem esse movimento mais rapidamente assumem o compromisso de praticar e divulgar suas ações direcionadas a um mundo melhor.

Não restam dúvidas: investir na sustentabilidade empresarial reforça a imagem do seu negócio, trazendo publicidade positiva e aumentando sua competitividade no mercado.

Nas redes sociais, blogs e sites, ela ganha adeptos, que se transformam em verdadeiros defensores da marca.

O resultado é o ganho de uma vantagem competitiva inestimável.

Atração de novos mercados

O sensível aprimoramento da imagem da empresa perante a sociedade traz ainda outro benefício: o olhar interessado de potenciais investidores.

Desse modo, a organização se torna uma possível parceria de negócios, com chances reais de expansão de mercados.

Tal efeito é natural, já que os investidores sabem que os modelos de negócios pautados no desenvolvimento e consumo sustentável são muito promissores.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

About Us

Luckily friends do ashamed to do suppose. Tried meant mr smile so. Exquisite behaviour as to middleton perfectly. Chicken no wishing waiting am. Say concerns dwelling graceful.

Services

Most Recent Posts

Company Info

She wholly fat who window extent either formal. Removing welcomed.

Mais que soluções, temos resultados que transformam!

Mais segurança e sustentabilidade para seus negócios. Conte com a Tm Engenharia!

Nos acompanhe em nossas mídias sociais e fique por dentro de tudo!

Nossos Serviços

Engenharia Ambiental

Segurança do Trabalho

Higiene Ocupacional

Programa 5S

TM Engenharia

Home

Quem Somos

Entrar em contato

© 2024 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Skale Marketing