Normas de Higiene Ocupacional

As Normas de Higiene Ocupacional (NHO) são desenvolvidas pela Tm Engenharia e estabelecem todos os aspectos metodológicos para os procedimentos e critérios de identificação, avaliação e controle dos riscos ocupacionais e ambientais nos ambientes de trabalho.

O objetivo principal das NHO sempre foi o de fomentar a prevenção contra doenças ocupacionais e controle dos fatores ambientais potencialmente danosos à saúde e segurança dos trabalhadores em diversos ambientes ocupacionais. Essas NHO servem, hoje, como base metodológica para procedimentos técnicos para avaliações de ruído, calor, radiações ionizantes, vibrações, iluminação e métodos de ensaio para coletas e análises.

Os conteúdos são baseados em referências normativas de abrangência internacional e na aplicação prática dos métodos e se destinam, principalmente, aos profissionais que atuam na caracterização, avaliação, controle e gestão dos aspectos envolvidos com o gerenciamento dos riscos e perigos ocupacionais, além de todos os atores sociais e estudantes envolvidos nas questões relacionadas à segurança e saúde ocupacional, de modo geral.

NHO 01: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO RUÍDO

A NHO 01 tem o objetivo de estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação ocupacional ao agente físico ruído, que possa vir a causar o dano de surdez auditiva ocupacional.

Esta Norma se aplica à exposição ocupacional a ruído contínuo ou intermitente e a ruído de impacto, em qualquer situações de trabalho, contudo não está voltada para a caracterização das condições de conforto acústico.

Os métodos de avaliação para o ruído ocupacional são os métodos da NHO 01, para a Legislação Previdenciária. Para a Legislação Trabalhista, segue-se os métodos da NR-15. Referente aos limites de exposição, para ambas as legislações deve-se basear na NR-15.

NHO 02: ANÁLISE QUALITATIVA DE VAPORES ORGÂNICOS

A NHO 02, Norma que traz método de ensaio para análise qualitativa de vapores orgânicos, está sendo atualizada pela Tm Engenharia.

A Norma de Higiene Ocupacional número 02 (NHO-02), intitulada “Método de Ensaio – análise qualitativa da fração volátil (vapores orgânicos) em colas, tintas e vernizes por cromatografia gasosa / detector de ionização de chama”, foi retirada temporariamente do site da Tm Engenharia. Publicada em 1999, ao longo dos anos, as informações técnicas tornaram-se desatualizadas.

O material está em processo de revisão e, em breve, uma nova NHO-02 será disponibilizada ao público, segundo a Tm Engenharia.

NHO 03: ANÁLISE GRAVIMÉTRICA DE AERODISPERSÓIDES SÓLIDOS

A NHO 03 traz o método de ensaio que estabelece a padronização dos procedimentos para análise gravimétrica de aerodispersóides sólidos coletados sobre filtros de membrana, com a finalidade de terminar a massa de poeira coletada do ar de um ambiente de trabalho.

Esta Norma tem como objetivo prevenir doenças ocupacionais originadas da exposição dos trabalhadores e poeiras, fornecendo subsídios para a proposição de medidas de controle ou para a verificação de sua eficiência.

NHO 04: ANÁLISE DE FIBRAS EM LOCAIS DE TRABALHO POR MICROSCOPIA

A NHO 04 prescreve a metodologia padronizada para coleta e análise de fibras, incluindo todos os tipos de amianto/asbesto, fibras vítreas e fibras cerâmicas. O objetivo desta metodologia é estimar a concentração de fibras respiráveis em suspensão ao ar.

Atenção! A metodologia da NHO 04 não se aplica para a avaliação de fibras orgânicas, como algodão, sisal, linho, rami e/ou cânhamo. Este método se aplica à verificação da presença e concentração de fibras respiráveis no ambiente de trabalho, fornecendo subsídios para a proposição de medidas de controle ou para a avaliação de sua eficácia.

NHO 05: EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A RAIOS-X

A NHO 05 estabelece procedimentos para a realização de levantamento radiométrico das salas de equipamentos e emissores de raios X diagnóstico e para a medição da radiação de fuga do cabeçote desses equipamentos.

A Norma de Higiene Ocupacional 05 aplica-se a todas as instituições que fazem uso de equipamentos emissores de raios X para fins diagnósticos.

NHO 06: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO CALOR 

A NHO 06 estabelece todos os critérios e procedimentos técnicos para avaliação da exposição ocupacional ao calor, que implique na sobrecarga térmica ou excessiva ao trabalhador que pode resultar em potenciais riscos à saúde do trabalhador.

Esta Norma se aplica à exposição ocupacional ao calor em ambientes internos ou externos, com ou sem carga solar direta, em quaisquer situações de trabalho que possam trazer danos à saúde dos trabalhadores. Portanto, não está voltada ao conforto térmico do trabalhador, mas sim à exposição que possa a levar danos à saúde.

NHO 07: CALIBRAÇÃO DE BOMBAS DE AMOSTRAGEM

A NHO 07 padroniza, através de metodologias, os procedimentos para calibração da vazão de bombas de amostragem individual, por meio do método bolha de sabão.

Pode-se aplicar a NHO 07 em vazões de até 6 (seis) litros por minuto.

NHO 08: COLETA DE MATERIAL SÓLIDO SUSPENSO NO AR 

A Norma de Higiene Ocupacional 08 estabelece um procedimento padronizado para coleta de material particulado sólido em filtros de membrana com a finalidade de obter amostras representativas das partículas suspensas no ar dos ambientes de trabalho.

Deve-se aplicar a NHO 08 na coleta de partículas de origem mineral, metálica, vegetal e animal, de negro de fumo e de partículas insolúveis não especificadas de outra maneira.

NHO 09: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A VIBRAÇÕES DE CORPO INTEIRO

A NHO 09 estabelece critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional a vibrações de corpo inteiro (VCI), que implique possibilidade de ocorrência de problemas diversos à saúde do trabalhador, entre os quais aqueles relacionados à coluna vertebral.

Deve-se aplicar a NHO 09 apenas nas vibrações de corpo inteiro, sempre que identificadas em quaisquer situações de trabalho. Atenção, pois a VCI ocorre tanto na posição em pé quanto na sentada.

NHO 10: AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A VIBRAÇÃO DE MÃOS E BRAÇOS

A NHO 10 é semelhante à NHO 09, porém é dedicada às vibrações de braços e pernas. Ou seja, vibrações localizadas e não gerais. Esta Norma estabelece todos os procedimentos e critérios de avaliação para estas ocasiões.

Esta Norma deve-se aplicar à exposição ocupacional a vibrações em mãos e braços identificadas em quaisquer situações de trabalho.

NHO 11: AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ILUMINAMENTO EM AMBIENTES INTERNOS DE TRABALHO

A NHO 11, por fim, visa estabelecer os critérios e procedimentos para avaliação dos níveis de iluminação em ambientes internos, nos setores e postos de trabalho e etc. Tem como objetivo indicar os principais parâmetros que interferem nos aspectos quantitativos e qualitativos relacionados à iluminação interna dos ambientes de trabalho.

Vale ressaltar que esta Norma aplica-se para ambientes internos. Aborda também outros aspectos e parâmetros para detecção de não conformidades que possam comprometer requisitos de segurança e desempenho eficiente do trabalho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

About Us

Luckily friends do ashamed to do suppose. Tried meant mr smile so. Exquisite behaviour as to middleton perfectly. Chicken no wishing waiting am. Say concerns dwelling graceful.

Services

Most Recent Posts

Company Info

She wholly fat who window extent either formal. Removing welcomed.

Mais que soluções, temos resultados que transformam!

Mais segurança e sustentabilidade para seus negócios. Conte com a Tm Engenharia!

Nos acompanhe em nossas mídias sociais e fique por dentro de tudo!

Nossos Serviços

Engenharia Ambiental

Segurança do Trabalho

Higiene Ocupacional

Programa 5S

TM Engenharia

Home

Quem Somos

Entrar em contato

© 2024 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Skale Marketing