As famílias brasileiras sabem como a conta de luz é uma despesa crítica em seus orçamentos e isso está tornando a energia solar residencial cada vez mais popular como uma alternativa de energia limpa e inesgotável com benefícios para o meio ambiente e para o orçamento das famílias.
A energia fotovoltaica – como também é conhecida – é produzida por placas solares – os já famosos painéis azuis nos tetos das casas e prédios – que captam a luz do sol para produzir energia elétrica.
Do ponto de vista técnico, a explicação é um pouco mais complexa, mas não muda as vantagens de instalar placas fotovoltaicas na residência. Afinal, estamos falando de gerar energia com algo que está todos os dias em nossas vidas e de graça!
Você conhece as vantagens de instalar energia solar na residência?
Sabia que o sol pode ajudar a economizar na conta de luz?
COMO A ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL É GERADA?
Os painéis solares compõem o sistema de geração de energia solar com mais dois equipamentos.
INVERSOR
Aparelho que converte a corrente contínua de energia, produzida pelas placas solares, em energia elétrica alternada, apropriada para alimentar os aparelhos e a iluminação da residência.
MEDIDOR BIDIRECIONAL
Equipamento que substitui o medidor tradicional e faz duas leituras:
- A energia convertida que for transferida para o sistema elétrico (excedente);
- A energia que eventualmente venha da rede de distribuição para a residência (quando não há energia solar suficiente para abastecer o imóvel).
POR QUE EXISTE ENERGIA ELÉTRICA EXCEDENTE?
A energia convertida pelo inversor é usada normalmente em todos os aparelhos e luzes da casa, mas o sistema produz uma quantidade maior que a necessária, que não pode ficar no imóvel e deve ser transferida para a rede.
A rede de distribuição, com o excedente, aumenta o seu estoque para atender os demais imóveis. Em troca dessa transferência de energia, a distribuidora gera créditos, que estão na primeira e mais impactante parte dos benefícios da energia solar!
QUAIS AS VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR NA SUA CASA?
1 – ECONOMIA NA CONTA DE ENERGIA
Esse é, sem dúvida, o benefício da energia solar, mais significativo e evidente, no dia a dia: dessa forma é possível reduzir a conta de luz. Isso se deve ao fato das distribuidoras “compram” a energia excedente que o imóvel produz.
Essa compra é paga através de créditos a serem aplicados nas faturas, o que em muitos casos reduzem a conta ao valor próximo da assinatura ou valor mínimo!
2 – INDEPENDÊNCIA DE AJUSTES TARIFÁRIOS
Quando falamos em crise hídrica, volume morto em reservatórios e bandeiras tarifárias, o destino é um só: o aumento nas tarifas de energia, o que é inevitável para quem depende da energia que vem das distribuidoras.
Por outro lado, quando você usa a energia solar em casa, também se protege dos aumentos constantes em face da crise energética que o país vive há algumas décadas, que encarece o custo da energia.
3 – VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL
O que você preferiria comprar ou alugar hoje: um imóvel que usa a energia elétrica da maneira convenvional ou um imóvel que usa placas de energia solar? Certamente a segunda opção.
Um imóvel com energia fotovoltaica tem valorização crescente no mercado pelas vantagens que mostramos anteriormente. Portanto, ao alugar ou vender sua casa, as placas fotovoltaicas farão muita diferença no preço final!
COMO INSTALAR A ENERGIA SOLAR NA SUA RESIDÊNCIA?
O caminho correto é contratar uma empresa especializada em projetos fotovoltaicos, que fará todo o planejamento necessário, do estudo de viabilidade e autorização de uso na distribuidora de energia à instalação e validação.
Por isso, é importante contar com profissionais experientes e especializados em projetos de energia solar como Implasolar, uma empresa reconhecida em energia solar residencial em São Paulo e região.
Com ela, você se sentirá tranquilo de fazer o investimento porque ele será o compatível com as suas necessidades.
Conheça os projetos de energia solar da Implasolar e valorize seu imóvel e seu orçamento!